O que fazer em São Luiz do Paraitinga, a mais brasileira das cidades paulistas?
São Luiz do Paraitinga tem um dos carnavais mais tradicionais do Brasil, mas oferece muito mais atrativos aos turistas. Do natural ao cultural, a cidade apresenta um leque de opções para encantar os frequentadores.
Situada nas montanhas da Serra do Mar, entre Taubaté e Ubatuba, a cidade possui o maior acervo arquitetônico colonial paulista, com seus casarões de arquitetura colonial típica do século XIX. Na zona rural, ainda é possível se encontrar uma ou outra fazenda centenária, com suas sedes de taipa e pedra, caiadas de azul e branco. Este patrimônio constituído por 437 edificações preservadas na área urbana, todas tombadas não são uma mera coleção de fachadas, pois abriga muitas das famílias de seus descendentes, o que atribui uma maior importância à sua história e conservação.
O city tour pelo centro histórico leva o turista a percorrer os principais pontos de atração como: a Capela das Mercês, a Igreja Matriz de São Luis de Tolosa, reconstruídas após a enchente de 2010 que devastou a cidade, o Mercado Municipal, a Casa e Museu Dr. Oswaldo Cruz e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Além do patrimônio histórico, a cidade é rica em patrimônio imaterial, representado por costumes e tradições dos séculos passados. É conhecida também pelas manifestações religiosas populares e a principal delas é a Festa do Divino Espírito Santo, onde o visitante irá desfrutar gratuitamente do famoso “afogado”, a base de carne cozida, típico da gastronomia caipira.
A programação da cultural e religiosa da festa é completa, com o encontro das bandeiras, a novena do Divino, a cavalhada, apresentações dos grupos de Moçambique, Jongo e Congada, o desfile dos bonecões João Paulino e Maria Angú, entre outros.
Além da grandiosa Festa do Divino, a cidade tem ao longo do ano, outras manifestações culturais, tais como a Semana Santa, Corpus Christi, o Festival Junino Chi-Pul-Pul, a Festa do Saci e outros. Mas nenhuma se compara ao Carnaval de Marchinhas, a mais original e espontânea folia de rua da região, embalada ao som deste tipo de música carnavalesca, composta por artistas locais. Nesta festa de gente contente, precedida pelo Festival de Marchinhas, os foliões locais, em seus blocos coloridos no chitão das fantasias, dividem o espaço da cidade com milhares de visitantes vindos de todos os cantos.
Dos atrativos naturais, podemos citar o Parque Estadual da Serra do Mar e o Núcleo Santa Virgínia. Há também em outros pontos da região, cachoeiras com inúmeras quedas d’água. Nas atividades ligadas ao ecoturismo, podemos destacar a prática do rafting, as trilhas, as cavalgadas, os passeios de bicicletas e arborismo. Diversas competições de rally, bike, triatlo e outras, acontecem ao longo do ano na zona rural do município.
Então, é conhecer e desfrutar!